10 dezembro, 2007


Conversa de Botequim*
Conversas de botequim rendem boas histórias, pois nem todas são verdades.

Enquanto caminho pela Rua Afonso de Freitas, bairro do Paraíso, região central de São Paulo, penso como entrevistar uma personalidade cujas últimas notícias dos bares da Rua 13 de Maio me informaram sobre seu estado semivegetativo.

A tese fora reforçada dois dias antes quando liguei para confirmar a entrevista e uma voz feminina do outro lado da linha disse: - Seja breve e paciente, ele anda esquecendo algumas coisas.

Fui esperando o pior. E o pior para um aspirante a repórter é voltar sem respostas.

Toco o botão 34 do porteiro-eletrônico e a mesma voz feminina libera minha entrada. Subo dois lances de escadas e no corredor, uma voz forte atrás da porta chama: - Pode entrar!

É Antonio Rago. Um velho alto, olhos verdes, camisa social azul clara, calça escura com vinco e sapato preto.

Rago me convida para ficar a vontade. Conversamos durante 40 minutos sem interrupções e maiores dificuldade. Procuro nele as informações dos botequins e da voz feminina. Nada. A não ser o tronco um pouco encurvado pelos 91 anos de idade.

Lúcido, Rago até me sugere como fonte de pesquisa o livro autobiográfico “A Longa Caminhada de Um Violão”, onde conta toda a história de sua carreira musical como violonista.

Aceito a sugestão e ganho um exemplar autografado por esse músico que tem no currículo a assinatura da primeira gravação de “Samba do Ernesto”, de Adoniran Barbosa.
Peço para ele tocar “Gente Humilde”. Quero testá-lo. Rago pega o violão e acerta de primeira. Uma memória impecável para música. Ao final, exclama: - Agora lembrei! E inicia novamente. Talvez tentando corrigir algumas imperfeições da primeira vez, as quais não notei.

Os dedos com unhas bem aparadas percorrem o braço do violão, um companheiro que garantiu a Rago um prêmio Roquete Pinto em 1950 e muitas parcerias com gente famosa, por exemplo, Armandinho, Carlos Galhardo, Caçulinha, Hebe Camargo e Orlando Silva.

Rago também afirma ter sido o primeiro músico a usar o violão-elétrico no Brasil: - Existiam algumas guitarras-elétricas americanas de colegas que tocavam em orquestras como guitarra-base e às vezes solando trechos de músicas, mas com a palheta entre os dedos polegar e indicador, enquanto que eu tocava o instrumento, dedilhando como um violão comum.

Pergunto-lhe sobre os problemas de saúde e o repentino afastamento dos bares do Bixiga, ambiente do qual nunca se separou desde o tempo de moço: - Tive um começo de pneumonia de tanto jogar dominó lá na 13 de Maio.

Segue uma risada do entrevistado. Não sei se acredito na história, afinal pode ser mais uma conversa de botequim.

Foto: Antônio Rago e seu violão, uma longa tragetória

* Este texto está no livro Bela Vista - Um olhar sobre o Bixiga apresentado como trabalho de conclusão de curso da minha graduação em Jornalismo. No grupo estavam também Amanda Valeri, Érika Ramos e Luciana Nemeth.

7 Comments:

Blogger Luisa said...

Quanto mais eu leio, mais eu quero ler.. fui com você até o prédio e também apertei o botão do interfone.. ri com a risada dele e me deliciei ao som do violão. Mas.. eu não estava lá! Você faz como se estivesse, visse e sentisse exatamente o que presenciou. Parabéns!

terça-feira, dezembro 11, 2007 8:00:00 AM  
Blogger Talita Souza Silveira said...

Mto bom o texto!!!
Será que me empresta o livro?
Ah! E aquele texto que ia escrever?
Bjo

sábado, dezembro 15, 2007 9:30:00 PM  
Blogger Unknown said...

Olá,

Seu blog também é muito legal!
Parabéns pelos textos.

Como vc descobriu o meu blog?

abraço
:) SDG

sábado, janeiro 12, 2008 8:07:00 AM  
Blogger Paulo S S C Castro said...

Olá Editor(a) do A Turba conto com o seu voto!!

Começa o 1° Concurso de Bandas Gospel via BLOG!


Isso mesmo no dia 15/01 começou o primeiro Concurso de Bandas Cristãs independentes através de um Blog via internet!!!
O endereço para votar na enquete e eleger a banda vencedora é este:
www.clipgospelmusic.blogspot.com

Boa semana!

terça-feira, janeiro 15, 2008 9:17:00 PM  
Blogger Paulo S S C Castro said...

A Paz, Gostaria de Convidar você a participar da Votação!!

O 1° Concurso de Bandas Gospel Independetes Via Blog CLIP GOSPEL MUSIC
esta na Final e você pode votar e eleger a banda vencedora!! Entre Participe!!

www.clipgospelmusic.blogspot.com

Deus te abençõe

sábado, março 08, 2008 11:06:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, você escreve muito bem! Parabéns pelo blog!

André Monteiro
www.upasinodalrio.blogspot.com

terça-feira, junho 17, 2008 11:34:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo blog. Quero lhe fazer um convite. Eu também escrevo um blog (infosol.wordpress.com) juntamente com outras pessoas. Nós estamos montando um portal interativo. É o VOZES CRISTÃS. O portal Vozes Cristãs pretende agrupar pessoas de todo o Brasil e até do exterior com o objetivo de compatilhar informações sobre o mundo cristão, mensagens baseadas nas Escristuras Sagradas além de consolidar um espaço - para aqueles que já atuam na Web através de blogs - de divulgação de idéias, experiências por meio de variados meios: posts, vídeos, fotos, fóruns.
Para os blogueiros, a rede servirá como meio de divulgação de seus próprios blogs, mais um meio de postagens - uma vez que cada usuário terá um blog dentro da rede - e também local onde encontrarão idéias e notícias para usarem em seus sites.
O Vozes Cristãs também possui espaço para divulgação de eventos, aniversários e muito mais. É um novo conceito de rede social. Para ficar mais claro, é como um Orkut evangélico, com a vantagem de ter muito mais recursos para todos os usuários!

Portanto queremos que vc faça parte disso. O endereço é www.vozescristas.ning.com aí é só se cadastrar. Esperamos contar com vc!

Abraço. Bençãos do Senhor!

sábado, fevereiro 21, 2009 4:55:00 PM  

Postar um comentário

<< Home