09 maio, 2007

Foliões na quarta-feira cinza

Quarta-feira cinza na cidade de São Paulo. Garoa e frio, termômetros marcam onze graus no centro velho. Cruzo o Vale do Anhangabaú às 15h30 sentido Mosteiro São Bento. Muita gente para ver o Papa Bento XVI. Penso ter chegado cedo, afinal a saudação acontece às 19h. Mas acabo com minha pretensão ao escutar a história de Manoel da Silva. “Cheguei 12h40”, afirma o alagoano de 55 anos. Ele atrai a atenção de todos. Nas costa, carrega uma imagem de Nossa Senhora – “é de isopor, pesa 4 Kg” – e carrega uma bola de futebol amarrada a um cordão.

Dá entrevista a rede mexicana de televisão Tv Azteca, em seguida ao repórter do programa Vitrine, Rodrigo Rodrigues. Em ambas as conversar, peteca a bola para as câmeras. Quando me aproximo para conversar sou recebido com um discurso afiado que parece ter sido ensaiado em casa, “na zona norte”. Frases de impacto, “Depois de Deus é o Papa”, “É a maior felicidade da minha vida”, “Estou pagando uma promessa” recheiam a conversa e algumas outras matérias.

Ao final, recebo um cartão do entrevistado, escrito: Zaguinha Promoções – O rei das embaixadas, Show Arte e Habilidade. Manoel me conta que também já apareceu na São Silvestre carregando o Cristo Redentor. Tenho de deixá-lo, pois mais uma câmera se aproxima para flagrá-lo em penitência.
Me aproximo agora de duas garotas. Ambas vestem uniforme de atendente do Mc Donald´s. Questiono se o chefe liberou e o balanço de cabeça indica sim.

Laura Letícia, 19 anos, aproveita a folga no meio do expediente para distribuir à população panfletos sobre a visita do Papa. “Sou católica”, afirma. Tarcia Cristina, 19 anos, não distribui folhetos, mas fala com maior fervor do que a amiga. “É o segundo Deus. Ele quer o bem”, conclui. Arrisca até uma comparação com o Papa anterior, “Ele [Bento] não fez metade ainda, mas está começando”. Ambas prometem ficar até o pronunciamento, trabalho só depois.


Me despeço de Laura e Tarcia. Na seqüência, um senhor de meia idade, fita vermelha na cabeça e vestido branco pára na minha frente e começa a tocar... (não sei o nome disso; veja na foto!). O som é estranho e logo atrai a atenção de todos. Inclusive da equipe de filmagem que ao lado fazia matéria com Zaguinha – O rei das embaixadas. No vestido branco do tocador messiânico uma referência ao livro de Apocalipse, versículo 22. Da mesma maneira que chegou, foi embora sem dizer uma palavra.

Converso agora com Gabriela Coque, 18 anos. Nascida na Bolívia, se diz católica desde criança. Ela e sua amiga, Carla Gutierrez, 21 anos, vendem por R$ 5 reis um certificado de participação no pronunciamento do Papa à população. Ambas participam da Igreja da Família e estão emocionadas. Questiono Gabriela o que diria ao Papa se tivesse a oportunidade de conversar com ele, “Não sei. Estaria feliz em abraçá-lo e pedir a benção”.


Caminho sentido a entrada do metrô, cruzo com mais três moços vestindo camisas idênticas as de Gabriela e Carla. Na mão, os rapazes levam muitos certificados de participação.

Fotos: Daniel Theodoro

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O nome da corneta é SHOFAR... um chifre de carneiro, instrumento de origem judaica, usado no templo... muito simbólico pra assuntos relacionados ao fim do mundo ("as trombetas anunciam...") e tbem para os neo-judaizantes de certas igrejas neo-pentecostais atuais.

quinta-feira, maio 10, 2007 12:56:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ontem, quinta-feira, deu uma vontade de ir tirar uma fotos lá no largo. Principalmente quando vi um monte de turista sulamericanos com mochilas de viagem e bandeiras de seu país indo para o mosteiro.

visite meu blog (www.viajanteurbano.blogspot.com) porque tem novidades. Inclusive o jornalista Marcelo Tas publicou uma foto que eu tirei.

Abraços,

Allan dos Reis

sexta-feira, maio 11, 2007 4:07:00 PM  
Blogger Marcelo Santos said...

Daniel,

Muito bacana esta forma que você tem para trabalhar a notícia. É como se estivesse passeando entre aquelas pessoas, observando e aprendendo. Pelo amor de Deus, desista do pesqueiro e fique no jornalismo!!

abraçã

segunda-feira, maio 14, 2007 4:54:00 AM  

Postar um comentário

<< Home