23 abril, 2007

Excessos editoriais

A matéria do jornalista Otávio Cabral publicada na revista Veja do último dia 14 fala sobre a transição societária irregular praticada pelo deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), no final de 2006.

A relevância da reportagem está no fato de que a movimentação não poderia ter sido realizada, uma vez que os bens do deputado estão apreendidos em função da acusação de envolvimento de Jader com o desvio de verbas federais para a Sudam.

A RBA, empresade Jader Barbalho, tinha uma dívida de 80 milhões com a União e era dona da concessão de uma retransmissora da Bandeirantes no Pará. A partir de uma movimentação política que envolve PMDB e PT, o vice-presidente José Alencar assinou a transferência da concessão para o Sistema Clube do Pará, empresa sem dívidas e pertencente ao grupo do deputado Jader Barbalho.


Embora relevante, a matéria tem vários erros. O principal, não ter escutado o “outro lado”. Não existe na matéria uma resposta oficial do deputado à acusação.

Na última terça-feira, dia 17 de abril, o deputado foi escutado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Jader afirmou que “o que houve foi uma transferência direta, perfeitamente legal”. Na matéria de Otávio Cabral, não consta que a redação tenha procurado o deputado, o que sugere um grave erro jornalístico de não dar direito de resposta ao acusado.

Erros básicos como esse podem comprometer a credibilidade da matéria, uma vez que a relevância social da reportagem deve ter como regra o respeito ao cidadão.

Outro erro da matéria é apresentar Jader Barbalho como deputado incorrigível, adjetivo que remete ao episódio de 2001 onde o então senador renunciou ao mandato.

A foto usada para ilustrar a matéria também contribui para a desapreciação do valor social do conteúdo. Mostrar Jader tapando o nariz leva a conotação de mau-cheiro e sujeira.

Antes mesmo de ler a matéria, o leitor pode ser persuadido a iniciar a apreensão sob uma ótica tendenciosa. Desse modo, há excessos de influência editorial da matéria, o que desvaloriza a função e compromisso do jornalismo em passar ao público uma informação isenta e séria.